RubenGonçalves Biologia e Geologia 11ºano

01 maio 2007

Vesúvio ameaça Nápoles


Nápoles, com dois milhões de habitantes, está ameaçada por uma erupção súbita do Vesúvio ainda mais devastadora do que a que soterrou Pompeia no ano 79 depois de Cristo - segundo um novo estudo. A nova erupção teria como precedente a de há 3.780 anos que cobriu de cinza e pedras uma área de 25 quilómetros em volta do vulcão soterrando campos, aldeias e muitos dos habitantes que viviam na idade do bronze. Algumas indicações, como "habitações abandonadas e várias pegadas de adultos e crianças testemunham um êxodo súbito de milhares de pessoas", provavelmente nos dois dias seguintes à primeira erupção, precisam os cientistas.
A maioria dos fugitivos terá sobrevivido, mas a dimensão das destruições provocou uma razia sociodemográfica e o abandono da região durante séculos. Essa erupção maciça terá também afectado o clima terrestre durante um certo período. "Escavações recentes numa série de sítios arqueológicos revelaram indícios chave que permitem medir os efeitos da catástrofe nas zonas habitadas".
"Na medida em que uma explosão desta dimensão na idade do bronze devastou um extenso território que inclui actualmente Nápoles, deverá ser considerada como referência para antecipar o pior cenário. O Vesúvio, que ameaça directamente Nápoles, é actualmente o vulcão mais vigiado do mundo: todas as suas vibrações e emissões gasosas são registadas e é observado permanentemente por satélite.
Desde a última erupção, mais de 600.000 pessoas reinstalaram-se nas encostas do vulcão, muitas vezes em casas construídas sem autorização. Prevê-se que a sua evacuação, em caso de erupção, demore duas semanas.
.

2 Comments:

At 17:09, Blogger Autumn's Snow said...

este artigo é, sem duvida, muito interessante.
estive a ver alguns artigos menos recentes e reparei que este blog tem muita qualidade no que respeita aos artigos, pois todos os que estive a ler estao bem estruturados e sao deveras interessantes.

muito bem

 
At 17:01, Blogger Nuno Lopes said...

é triste saber k apesar de toda a desgraça k aconteceu no passado as pessoas continuam a ocupar as mesmas zonas de risco.infelizmente isto também acontece em portugal

 

Enviar um comentário

<< Home