RubenGonçalves Biologia e Geologia 11ºano

04 fevereiro 2007

O predador de água doce

Nome cientifico: Sizostedion lucioperca

Género: Sizostedion

Família: Percidae

Ordem: Perciformes

Classe: Actinopterygii

Filo: Chordata

Reino: Animalia

Recentemente introduzido em Portugal, o lúcio perca originário da Europa central e leste, tornou-se num exterminador para os nossos rios. Sabe-se que foi introduzido em Portugal por pescadores á margem da lei, o lúcio perca é um predador bastante feroz onde o seu apetite insaciável faz desta espécie um dos maiores predadores de água doce.
Com uma visão perfeita não só em águas claras mas também em águas profundas aliadas á sua velocidade e ao facto de ser uma espécie que caça em cardume, faz com que o lúcio perca seja actualmente uma das maiores ameaças para as espécies tradicionais portuguesas.
O seu habitat preferido são as águas calmas e de temperatura amena onde conseguem atingir um peso médio entre os 2 e os 15Kg. A sua esperança média de vida ronda entre os 15 e os 20 anos, podendo atingir entre os 50cm a 1metro de comprimento. Neste momento pode-se encontrar o lúcio perca em quase todas as águas interiores, do norte do país. Passando pelo Rio Ave, desde a barragem do Ermal, no rio Cavado, na barragem dos Pisões.
As medidas tomadas para evitar que o lúcio provoque estragos nos ecossistemas portugueses, ao que se sabe são muito poucas visto que esta espécie tem aumentado a sua população com o passar do tempo. Sabe-se num entanto que qualquer individuo que seja apanhado numa introdução desta espécie será penalizado com uma multa.




Fontes:
http://www.planetapesca.com
http://www.reconquista.pt